O sistema prisional recebeu a visita técnica da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), nesta quarta-feira (17). A ação ocorre após o Ministério Público do Estado (MPE) recomendar a paralisação das visitas dos familiares nas unidades prisionais, tendo em vista a alta incidência de casos de Covid-19 no Amazonas.
Durante a visitação, os técnicos da FVS averiguaram todos os procedimentos de segurança que estão sendo adotados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) nas unidades prisionais para manter os internos, servidores, colaboradores e familiares seguros neste momento.
O corpo técnico da FVS também visitou e avaliou pontos fundamentais nos estabelecimentos prisionais como o Centro de Recebimento e Triagem (CRT), a área de saúde e os corredores dos pavilhões. Além disso, foram analisados os locais por onde os familiares passam para fazer as visitas ao seu ente.
O titular da Seap, coronel Vinicius Almeida, disse que a visita segue a recomendação do MPE.
“Ontem (16) o Ministério Público fez uma recomendação para que, antes do retorno das visitas dos familiares, nós fizéssemos uma vistoria técnica e apresentássemos relatórios garantindo que teríamos uma retomada segura. Hoje estamos aqui com a FVS realizando essa vistoria para termos o retorno mais seguro e correto possível”, disse.
“Após essa visita estamos consolidando as informações apuradas para emitir o parecer técnico ao Ministério Público Estadual e posteriormente, os encaminhamentos serão discutidos no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com a presença do secretário titular da Seap”, afirma a coordenadora do Grupo Técnico de Integração da FVS-AM, Josielem Amorim.
Já a coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSPAM) da Seap, Alyne Botelho, afirmou que a visita é uma forma de analisar riscos de uma abertura do sistema.
“Nós precisamos dessa visita técnica para estar analisando os riscos que possivelmente podem ocorrer no nosso sistema, caso seja feita a abertura para as visitas nesse momento crítico pelo qual estamos passando”, diz.
A Seap aguarda agora pelo parecer técnico da FVS para decidir se retoma ou não as visitas no sistema. Enquanto isso, seguirá a recomendação do MPE.