O projeto Atividade Laboral da RH Mult, empresa cogestora do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) junto com a Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap), vem reunindo os reeducandos diariamente para exercícios antes do início das atividades na unidade.
Internos do Pavilhão B do Ipat vem realizando ginástica laboral e aeróbica. O objetivo é proporcionar um trabalho terapêutico, devido a ociosidade e preparar o reeducando para a rotina diária.
Com as atividades, os reeducandos que prestam serviços na unidade, se exercitam antes do trabalho. Dessa forma eles corrigem vícios posturais, além de diminuir o absenteísmo e a procura ambulatorial.
Para terapeuta ocupacional da equipe médica do Ipat, Danielly Mendonça, os exercícios melhoram a condição física geral, aumenta o ânimo e disposição para o trabalho, promove o auto-condicionamento orgânico e promove a consciência corporal.
“É inegável que a ginástica alonga os músculos ocorrendo a liberação de líquido sinovial que faz o processo de lubrificação das articulações e das fibras musculares evitando futuras lesões, devido os esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT)”, explica.
Ainda segundo o terapeuta, as atividades laborais são essenciais para a postura, que se não forem trabalhadas, podem modificar a geometria musculoesquelética e gerar estresse sobre tendões, músculos e outros tecidos, além de reduzir a tolerância dos tecidos.
Já o reeducando Livanildo Pereira, afirma que a ginástica laboral lhe proporcionou uma melhor qualidade de vida. “Antes acordava sem disposição e com dores nas costas, mas que agora vem apresentando melhorias com relação a sua postura”, diz.