Reeducandos do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) participam de Curso de Barbeiro nas dependências da unidade, no Complexo Penitenciário do Km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, com turmas no horário da manhã e da tarde, com carga horaria de 60 horas.
O curso de formação profissional é realizado pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), em par-ceria com a empresa cogestora RH Multi, e destinado inicialmente para 20 internos do Ipat.
Após a certificação, o interno poderá aplicar o conhecimento adquirido no curso dentro da própria unidade e estará habilitado para exercer a profissão após cumprir sua pena e ser inserido ao mercado de trabalho. Além da profissão, o reeducando que participa do curso também é beneficiado pela Remição de Pena, que reduz o tempo da sua sentença.
Está é a segunda turma do Curso de Barbeiro. Ele capacita o apenado em cortes de cabelo masculino, design de barba, técnicas de visagismo, regras básicas e noção sobre a compra de matérias, atendimento ao clien-te, investimento e biossegurança.
“O curso proporciona aprendizado e posteriormente a abertura do próprio negócio. Eles têm uma grande oportunidade de emprego e geração de renda, sem precisar pedir nada de ninguém, diminuindo as chances de reincidência”, enfatiza o professor responsável pela turma, Tiago Silva.
Saiba mais
O curso também tem como abjetivo a ressocialização e reintegração de apenados ao convívio em socieda-de, oferecendo-lhes uma nova chance de adquirir o aprendizado e uma profissão.