RH Multi leva ‘Setembro Amarelo’ a UPP e ao IPAT

Psicólogos, psiquiatras e enfermeiros trabalham a prevenção ao suicídio nos presídios

A RH Multi, empresa cogestora dos presídios da Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), no ramal Bela Vista, na Zona Leste de Manaus, e do Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), no km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), realiza neste mês a campanha do ‘Setembro Amarelo’, destinada a valorização da vida e combate ao suicídio.

Palestra sobre valorização da vida e o combate ao suicídio são realizadas por psicólogos, psiquiatras e enfermeiros para funcionários e reeducandos.
De acordo com a psicóloga da RH Multi, Larissa Barroso, o setembro Amarelo é importante por reforçar o amor-próprio entre os internos.

Ainda segundo ela, o sofrimento, o arrependimento, a própria situação de cárcere, o abandono familiar são fatores que influenciam para o surgimento de pensamentos contra a própria vida no ambiente prisional.

“Por esses motivos, o trabalho será focado também em ouvi-las, dar a oportunidade para que falem sobre o problema”, diz a psicóloga.

Estatísticas 

Os números de suicídios são assustadores e saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um suicídio acontece a cada 40 segundos no mundo. No Brasil, a cada 46 minutos.

Os principais fatores são transtornos, como depressão e ansiedade – que já constituem uma pandemia – e os mais afetados são os jovens. Apesar dos números alarmantes, a chance de prevenção ao suicídio, é grande – em 90% dos casos, também conforme a OMS. Por isso, falar sobre saúde mental é questão de salvar vidas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais