Projeto “Mãos Livres” promove Curso de Pintura em Tela na UPP

Voltado para a ressocialização dos reeducandos, o projeto “Mãos Livres” da RH Multi visa auxiliar o processo de reinserção por meio do aprendizado de uma profissão. Durante os cursos, promovidos em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), são ensinadas técnicas que envolvem criatividade, coordenação motora e o uso de matérias primas na formação profissional dos internos.

Atualmente, quinze detentos da Unidade Prisional do Puraquequuara (UPP), recebem capacitação para trabalhar em pintura em tela. A turma do curso aprende um conjunto de técnicas manuais de natureza terapêutica – em artesanato com o objetivo de ressocializar o participante e acabar com o ócio dentro da unidade. Além disso, o interno recebe técnicas modernas de arte, com foco em sustentabilidade e design.

A metodologia aplicada no “Mãos Livres”, também permite que os custodiados se familiarizarem com planejamento de negócios, proposta de valores, marketing e análise de mercado.

O curso tem carga horária de 60 horas e é realizada na sala de aula da Escola da Unidade.  Após a conclusão, eles recebem certificado e podem inclusive repassar o que apreenderam para os novos alunos.

As atividades manuais também fortalecem a autoestima dos reeducandos, além de auxiliar na quebra da tensão do ambiente prisional. As oficinas têm melhorado o comportamento dos internos, de acordo com a direção das unidades.

Voluntários – Para ser um dos selecionados para trabalhar ou participar dos cursos oferecidos pela RH Multi nas unidades, o detento precisa atender alguns quesitos:  ter bom comportamento e passar por uma avaliação de profissionais da unidade, que aprovam se ele está apto ou não para exercer as atividades.

Remição de pena – Os internos voluntários que participam da oficina também ganham remição de pena pelo estudo, podendo reduzir o tempo de permanência na prisão.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais