O serviço social da Unidade Prisional Instituto Penal Antonio Trindade (IPAT) em parceria com Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), realizou em setembro a segunda fase integrada de emissão da Carteira de Identidade para os reeducandos.
O objetivo é assegurar os direitos civis dos internos com a regulamentação dos documentos pessoais da população carcerária. Desta vez, 27 reeducando de vários pavilhões foram contemplados com a ação que visa atender quem não possui Carteira de Identidade ou precisa de segunda via do documento.
O trabalho começou por um levantamento para chegar à quantidade de internos sem documentos pessoais – alguns chegam ao sistema carcerário até sem Certidão de Nascimento.
Benefício
A ação permite que essas pessoas privadas de liberdade possam ter a oportunidade de participar dos projetos de capacitação e cursos dentro da unidade.
O trabalho é coordenado pelo Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) da Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) e o Instituto Anderson Conceição de Melo (IIACM), vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em parceria com a cogestora do IPAT, empresa RH Multi.