Detentos do IPAT recebem certificado de conclusão do Curso de Barbeiro

Internos do Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), no complexo penitenciário da Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap), no Km 8 da BR-174 (Manaus – Boa Vista), receberam, na manhã desta quarta-feira (29), o certificado de conclusão do Curso de Barbeiro, realizado em parceria com a empresa cogestora RH Multi.

A cerimônia de certificação foi no auditório da unidade com a participação dos 20 formandos, certificados e habilitados para atuar como barbeiros profissionais.

Estiveram na solenidade o representante da Coordenadoria do Sistema Penitenciário, Lucas Maceda, o diretor do IPAT, tenente Tales Renan Silva, a responsável pelo Departamento de Reintegração Social e Capacitação da Seap, Keyla Prado, e a gerente da RH Multi, Sheryde Karoline.

A capacitação faz parte do programa “Trabalhando a Liberdade”, com o objetivo de ressocialização e profissionalização dos reeducandos. Os participantes do curso são escolhidos após uma avaliação por uma equipe multidisciplinar da unidade.

As aulas, teóricas e práticas foram realizadas durante a semana, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde. A parte prática aconteceu nas dependências do IPAT, com os próprios com o corte de cabelo dos próprios colegas.

O Curso de Barbeiro teve carga horária de 60 horas, ministrado pelo instrutor Tiago Silva de Abreu, que destacou o interesse dos alunos, empenho e a dedicação de todos durante a realização das aulas.

Nas aulas teóricas, o conteúdo programático foi sobre cortes de cabelo masculino e manutenção do equipamento de corte e aulas práticas de corte militar e corte degradê.

Formação profissional

O programa “Conhecimento que Liberta”, da Seap tem oferecido em todas as unidades prisionais cursos que viabilizem a formação profissionalizante em atividades que os formandos podem ser empreendedores dos seus próprios negócios.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais