As ações são de suma importância para o processo de ressocialização
No mês de junho, reeducandos(as) da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), participaram do Curso de Técnicas de Penteados com a carga horária de 60h. As ações se deram por meio do Núcleo de Aprendizado Profissional (NAP).
Durante as aulas, foi explicado na prática sobre dicas de penteados para noivas, tranças, cortes, escova, alongamento nos cabelos, cuidados básicos, dicas para fazer penteado de festa, quatro acessórios para fazer penteados e penteados para fazer em cinco minutos. As aulas foram divididas em 25% teoria e 75% prática.
A educação é um dos pilares no processo de ressocialização, e qualificar as pessoas privadas liberdade, dará mais oportunidade para a inserção no mercado de trabalho. Mensalmente, os integrantes do grupo LGBTQIAPN+ participam dos cursos.
Além de promover a ampliação das possibilidades de ressocialização, a capacitação profissional é importante para minimizar a ociosidade dos internos do sistema prisional. Outra vantagem é a remição da pena. Para cada 12 horas de estudo, há a redução de um dia.