A ação também faz parte do processo de ressocialização por meio da música
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), em parceria com a RH Multi, realizou no Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), o Projeto Harmonizar, uma iniciativa voltada à promoção do bem-estar, da saúde emocional e da ressocialização dos reeducandos.
O projeto tem como principal objetivo criar um ambiente mais equilibrado e humanizado no sistema prisional, por meio de ações que envolvem o desenvolvimento pessoal, o fortalecimento da autoestima e a valorização da convivência harmoniosa.
Um dos destaques do Projeto Harmonizar é a inclusão de aulas teóricas e práticas com instrumentos musicais, o que proporciona aos participantes o acesso à educação musical como forma de expressão, disciplina e transformação social.
A música é utilizada como ferramenta de resgate da identidade, canalização de emoções e fortalecimento de vínculos afetivos.
Com o Projeto Harmonizar, o IPAT avança na construção de caminhos que favorecem a reinserção social e a dignidade da pessoa privada de liberdade, contribuindo diretamente para a redução da reincidência e para uma cultura de paz no sistema prisional