A atividade promove reintegração social por meio do cultivo e da sustentabilidade.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), em parceria com a RH Multi, realizou no Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), o início do ‘Curso de Horticultura’ voltado para os reeducandos da unidade.
A capacitação tem como objetivo proporcionar aos internos uma qualificação profissional na área de cultivo e manejo de hortas, o que contribui para sua reintegração social e o desenvolvimento de habilidades práticas.
O curso aborda desde a plantação de hortaliças e cuidados com o solo até técnicas de jardinagem e cultivo sustentável, além de preparar os participantes para o mercado de trabalho com oportunidades e novas perspectivas de vida.
Além disso, a iniciativa visa promover a ocupação produtiva do tempo dos internos e incentivá-los a desenvolver uma mentalidade empreendedora.
A horta que será criada no IPAT, servirá tanto para o consumo interno quanto para a venda, o que irá gerar uma fonte de renda que contribuirá para o sustento da unidade e para a melhoria das condições de vida dos internos.