A ação promove a continuidade do ensino mesmo no ambiente prisional
Nos dias 28 e 29 abril de 2025, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), em parceria com a RH Multi, realizou na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), a aplicação de provas da SEDUC (Secretaria de Educação) no sistema prisional, como parte das políticas de inclusão educacional de pessoas privadas de liberdade.
Essa iniciativa é voltada especialmente para permitir a participação de reeducandos em avaliações educacionais, como o Encceja PPL (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade), o ENEM PPL, ou até concursos públicos específicos promovidos pela SEDUC voltados à educação prisional.
Garantir o direito à educação dos presos, conforme previsto na Constituição Federal e na Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984). A atividade visa promover a ressocialização, oferecendo oportunidades de aprendizado e reintegração social. Além de avaliar o nível de escolaridade e preparar os detentos para a obtenção de certificados de conclusão do ensino fundamental e médio.
A iniciativa tem por objetivo incentivar a continuidade dos estudos dentro das unidades prisionais, tendo um total de 52 participantes.