5ª edição do “Grupo Operativo” leva ressocialização aos reeducandos por meio da música

A ação estimula a mente e ocupa os internos com atividades musicais

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), em parceria com a RH Multi, realizou na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), a 5ª edição do Grupo Operativo, com a participação de 15 reeducandos da Galeria 05.

A atividade teve como objetivo retirá-los da situação de reclusão e inseri-los em uma vivência interativa e terapêutica. No Grupo Operativo, a música é utilizada como instrumento de expressão de sentimentos e promove o resgate de memórias afetivas e histórias de vida.

A equipe de Psicologia da UPP conduziu a atividade com o intuito de estimular o emocional, o cognitivo e a sociabilidade dos participantes por meio de uma roda interativa.

Durante o encontro, os reeducandos puderam ouvir, refletir e relacionar a música com suas próprias trajetórias de vida, além de refletir sobre escolhas e experiências pessoais. A canção “Tocando em Frente”, do compositor Almir Sater, serviu como inspiração para a atividade.

Ao final do encontro, foram entregues chocolates aos participantes como forma de acolhimento e encerramento simbólico da ação.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais