Campanha ‘Março Azul Marinho’ alerta mais de 500 reeducandos sobre o câncer colorretal

O incentivo para a atenção ao câncer colorretal partiu dos inúmeros casos que o ocorrem no país

Durante todo o mês de março, a enfermaria do Instituto Penal Antônio Trindade, está realizando palestras, em virtude da Campanha “Março Azul Marinho”, mês que possui o objetivo de informar e conscientizar os reeducandos a respeito do câncer colorretal, problema que atinge todos os anos mais de 40 mil brasileiros e está entre os mais frequentes no país.

Na atividade, está sendo ressaltada a importância de estar sempre atento aos sinais que o seu corpo apresenta, sejam eles normais, e principalmente aqueles fora do comum.

Sintomas – Entre os sintomas apresentados, os mais comuns são: sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal, dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente e alteração na forma das fezes.

No decorrer da ação, são realizados com os reeducandos, uma dinâmica de caça-palavras entre grupos, onde tiveram que formar palavras que remetem a prevenção do câncer, citados ao decorrer das palestras. Ao fim, a equipe que encontrasse mais palavras em um minuto, receberia um brinde.

Os reeducandos foram orientados a ficarem atentos aos sintomas citados na palestra, como também a importância de relatar para o setor da enfermaria para realizar o rastreio. “Se todos ficarem atentos, principalmente os internos a partir dos 45 a 50 anos, já será um bom caminho para reduzir as chances de se ter o câncer colorretal”. De acordo com a enfermeira, cerca de 570 reeducandos participaram da campanha.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais