Os colaboradores da RH Mult, cogestora da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) no Instituto Penal Antônio Trindade, participaram neste fim de semana do Curso de Trabalho em Altura, com o objetivo capacitá-los no desempenho das funções nessas condições e ambiente.
A capacitação faz parte de acordo previsto na NR 35, que visa garantir a execução das atividades dos trabalhadores com segurança. É considerado trabalho em altura quando a atividade é realizada acima de 2 metros do nível inferior, com eventual risco de queda capaz de causar lesões.
O curso foi realizado no sábado (12) e teve carga horária de oito horas. Na ocasião, foram abordadas condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.
O conteúdo programático das aulas ministradas teve como temas: normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho nessas condições, análise de risco e condições impeditivas, riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle, além de sistemas, equipamentos (conservação, seleção, inspeção, conservação) e procedimentos de proteção coletiva e individual.
Participaram do curso colaboradores das áreas de manutenção, serviço Gerais e de Informática