Curso de Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado profissionaliza internos da UPP

A ação serve como incentivo para a remição de pena

Em abril, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), em parceria com a RH Multi, realizou na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), o curso de Instalação e Manutenção de Ar-condicionado no sistema prisional, que tem como principal objetivo capacitar os apenados com conhecimentos técnicos voltados ao mercado de refrigeração e climatização.

Durante a formação, os participantes aprenderam desde os princípios básicos de funcionamento dos aparelhos até técnicas de instalação, manutenção preventiva e corretiva, manuseio de ferramentas e noções de segurança no trabalho.

A capacitação combina aulas teóricas com práticas supervisionadas, promovendo o desenvolvimento de competências profissionais.

A oferta desse tipo de curso está prevista na Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984), em especial nos artigos 17 a 21, que garantem o direito à educação e à formação profissional como formas de ressocialização.

Além disso, os internos que participam e concluem essas atividades educacionais podem ter direito à remição de pena, conforme o artigo 126 da mesma lei, que permite a redução da pena pelo tempo dedicado ao estudo ou ao trabalho.

A iniciativa contribui diretamente para a reinserção social e profissional dos detentos, além de ser uma alternativa concreta de reconstrução de vida por meio do conhecimento técnico.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais