No momento, a valorização humana é exercida com reflexões que motivam e transformam a mente dos reeducandos
Com o objetivo de motivar e reeducar, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), em parceria com a RH Multi, executou no Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), o Projeto “Grupo Operativo”, que possui o intuito de levar o verdadeiro significado de reeducação, na prática, os motivando para realizar as atividades que devem ser executadas no interior da unidade.
Tendo em vista que muitos dos internos possuem resistência para realizar qualquer tipo de projeto, esta motivação serve como uma mentoria para que os mesmos possam entender que todo o trabalho desenvolvido por meio dos programas, é benéfico tanto para a mente, quanto para o corpo e principalmente para a formação de uma ética mental.
O projeto visa proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios emocionais enfrentados pelos participantes. A programação incluiu palestras interativas e dinâmicas de grupo que abordaram a importância do bem-estar mental no ambiente de trabalho, estratégias de enfrentamento de estresse e promoção da saúde mental.
As ações são desenvolvidas pelo setor de psicologia da unidade e durante os momentos, dinâmicas são incentivadas para que os mesmos possam construir um senso crítico, posicionamentos e crescimento social no processo de ressocialização.