Internos do IPAT concluem Curso de Pedreiro

Detentos do Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT) receberam o certificado de conclusão do Curso de Pedreiro, em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (22), no auditório da unidade, no complexo penitenciário do Estado, no Km 8 da BR-174 (Manaus- Boa Vista).

O curso, com carga horária de 160 horas, de segunda a sexta-feira, foi realizado nos turnos da manhã e da tarde, numa parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a empresa cogestora RH Multi.

A capacitação faz parte do programa “Trabalhando a Liberdade”, que visa a ressocialização e a profissionalização dos reeducandos. Os participantes, alguns com alguma experiência, são selecionados por uma equipe técnica.
As aulas, teóricas e práticas tiveram quatro horas diárias. A parte prática foi realizada na área externa do pavilhão C do IPAT, com a construção de uma calçada e caixas de gordura para a coleta de água pluvial.

“Eles aprenderam técnicas que vão da fundação da obra, a construção e o acabamento”, explicou o professor da turma, José Souza de Carvalho, durante a entrega dos certificados que contou com a participação de familiares dos detentos e dos gestores da unidade.

Para o diretor do IPAT, tenente Tales Renan Silva, o curso faz parte da inclusão social, do retorno do reeducando a sociedade e ao Estado. “Entregamos 20 novos pedreiros a sociedade amazonense. Devolvemos a sociedade homens de bem, novos homens hoje”, disse.

Já a gerente da RH Multi, Sheryde Karoline, a formação é um legado deixado pelo trabalho realizado. “Vocês merecem estar aqui. Foram selecionados para estar em uma das vagas. Esse não é um trabalho qualquer. A gente deixa um legado na vida de alguém, algo positivo, esse é o nosso propósito”, disse ela no seu discurso para os formandos.

Ainda segundo Sheryde, “hoje a sociedade vê o reeducando trabalhando na rua como um símbolo de alguém que ajuda a cidade com o seu trabalho.

O aluno de destaque da turma, G. S. M, disse que é uma oportunidade que Deus lhe deu de poder aprender uma profissão e depois construir a sua própria casa futuramente.

“Eu sei que é a oportunidade de colocar em prática o que eu aprendi e não vai faltar, tanto aqui dentro como lá fora. E eu prometo sempre dar o meu melhor em todo serviço que vier”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais