As ações promovem novos conhecimentos e alertas para cuidados com a saúde
Com o objetivo de conscientização, 22 reeducandos do Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), receberam uma palestra educativa sobre a Influência do Tabagismo nas Doenças Periodontais, de acordo com a lei de Execução Penal nº 7.210/84, art. 14 que prevê a assistência de saúde ao reeducando em caráter curativo e preventivo, prevenindo as doenças da cavidade oral.
As ações foram realizadas no Núcleo de Aprendizado Profissional (NAP), onde foi exposto o impacto sobre a saúde oral decorrente do uso do tabaco, substância que está entre os principais fatores para os cânceres de pulmão, bochechas, gengivas, garganta e doenças periodontais.
Foi ressaltado também informações sobre o fumo, que altera a resposta imune do indivíduo contra microrganismos periodonto patogênicos, o que compromete o sistema de defesa,podendo gerar perda de inserção periodontal e alta reabsorção óssea alveolar, elevando e muito a probabilidade de perda dentária.
Ao fim das orientações, todos os internos receberam cuidados com a aplicação de flúor e ainda entregue kits de escova e creme dental.