Projeto Bambu: começam as aulas para internos da UPP

Sessenta reeducandos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), estão participando do Projeto Bambu. O projeto viabiliza ambiente e condições adequadas para práticas de atividades de estudo, com intuito de preparar pessoas privadas de liberdade para aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), que está previsto para ser realizado em setembro de 2021.

Neste espaço, a educação formal é buscada, mediante o estímulo do hábito pelo estudo, leitura e mudança de comportamento, para que haja uma perspectiva de vida positiva. Assim como na lição do bambu chinês, a missão é mostrar que, até o sonho se tornar realidade, é preciso persistência e paciência

As aulas são realizadas duas vezes na semana e divididas em dois períodos, manhã com os reeducandos do ensino fundamental e tarde com o ensino médio incompleto. O projeto tem o acompanhamento da equipe pedagógica da Unidade, formada por: uma pedagoga, estagiário de matemática e um assistente pedagógico.

“O ambiente de estudo é adequado para que os internos possam aprender e se preparar para as provas, com motivação e a certeza que a educação é o caminho para a ressocialização”, diz a pedagoga Camila Alencar da Rh Multi.

Projeto Bambu – O Projeto Bambu é uma bem-sucedida política de inclusão educacional, que a Equipe RH Multi promove nas unidades prisionais da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT) do estado do Amazonas – preparando os  os reeducandos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

Aproximamente 200 reeducandos já foram atendidos no projeto que colhe frutos. No ano passado, um dos internos (participante do Bambu),  obteve  2ª melhor nota  no ENEM PPL 2020.

“A Lição do Bambu Chinês

Depois de plantada a semente do bambu chinês, não se vê nada, por aproximadamente 5 anos – exceto um diminuto broto. Todo o crescimento é subterrâneo; uma complexa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo construída. Então, ao final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo, nutrindo, o seu 5º ano chegará; com ele virão mudanças que você jamais esperava.”

Paulo Coelho

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais