As ações incentivam os internos a praticarem esportes
Durante o mês de Abril, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), em parceria com a RH Multi, realizou na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), o projeto “Bola pra Frente”, uma iniciativa que visa promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade por meio do esporte.
Através da prática esportiva, os internos possuem a oportunidade de desenvolver habilidades sociais, trabalhar em equipe, melhorar o condicionamento físico e fortalecer valores como disciplina e respeito.
Além dos benefícios para a saúde e bem-estar, o projeto também está alinhado com a Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984), que prevê, em seu artigo 28, a importância do trabalho, da educação e das atividades desportivas na formação do condenado.
O artigo 83 ainda especifica que o esporte é um dos meios que contribuem para a reintegração social. O “Bola pra Frente” não apenas cumpre a legislação, mas também oferece uma chance real de mudança de vida, diminuindo a reincidência criminal. Através de torneios internos e acompanhamento profissional, os participantes encontram uma nova motivação para o futuro.