A ação leva ressocialização e incentiva os internos a praticarem esporte
No mês de maio, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), em parceria com a RH Multi, realizou na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), o projeto Bola pra Frente, iniciativa que visa promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade por meio do esporte.
Por meio da prática esportiva, os internos têm a oportunidade de desenvolver habilidades sociais, trabalhar em equipe, melhorar o condicionamento físico e fortalecer valores como disciplina e respeito.
Além dos benefícios para a saúde e o bem-estar, o projeto também está alinhado com a Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984), que prevê, em seu artigo 28, a importância do trabalho, da educação e das atividades desportivas na formação do apenado. O artigo 83 ainda especifica que o esporte é um dos meios que contribuem para a reintegração social.
O Bola pra Frente não apenas cumpre a legislação, mas também oferece uma chance real de mudança de vida, o que contribui para a diminuição da reincidência criminal. Através de torneios internos e acompanhamento profissional, os participantes encontram uma nova motivação para o futuro.
O projeto foi desenvolvido com aulas teóricas e práticas, contando com a participação de reeducandos e proporciona mais uma modalidade de remição de pena, ancorada na Resolução nº 391 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), inciso II, parágrafo único, que trata das práticas sociais educativas não escolares.