A ação é de suma importância para manter o vínculo dos reeducandos com a família
Em 2025, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), em parceria com a RH Multi, realizou na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), o Projeto “Conexão Familiar”.
A iniciativa é conduzida pela equipe do psicossocial e tem como objetivo resgatar e fortalecer os vínculos familiares de reeducandos. Atualmente, 31 internos participam do projeto, na qual são mantidos contato com seus familiares por meio de videochamadas.
A família é considerada pilar essencial no processo de ressocialização, que oferece apoio emocional e social. A falta desse contato pode gerar problemas emocionais, psicológicos e dificultar a reintegração social.
O atendimento é personalizado, com triagens realizadas pelos setores de Psicologia e Serviço Social. O processo inclui investigação de vínculos, atendimento ao familiar e retorno ao interno.
A iniciativa pode partir da equipe técnica, dos reeducandos ou de seus familiares. O projeto contribui para mudanças de comportamento e fortalecimento dos laços afetivos.