Reeducandos da UPP recebem atividade de Arteterapia para melhoria da saúde mental

A ação ocorreu com seis pacientes, levando paz e estabilidade emocional

No mês de março, a RH Multi através de seus gestores, realizou a atividade terapêutica de Arteterapia, direcionada aos reeducandos que recebem tratamento psicológico e psiquiátrico na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP). A ação foi conduzida também por meio da equipe de Psicologia e Diretoria da Unidade, que atendeu seis reeducandos das galerias 6 e 7.

A Arteterapia é um procedimento onde a produção da arte desde sua elaboração até a reflexão do que foi criado, é dotado de qualidade terapêutica para o indivíduo que o produz. Nesse processo, um desenho, um poema, uma dança, uma escultura ou uma pintura podem conter muitos conteúdos inconscientes, além de proporcionar certos benefícios como: estímulo a criatividade, autoconfiança, concentração, relaxamento e bem-estar.

A equipe capacitada realizou uma sessão de Arteterapia com seis pacientes com sintomas de ansiedade e alterações no sono, onde foi feita a princípio a psicoeducação sobre a Arteterapia, explicando que a primeira técnica realizada seria o desenho livre, onde todos receberam o material de lápis de cor e papel A4 em branco e foram orientados a fazer um momento de relaxamento e pensar em como se sentem em relação a sua atual situação e em seguida produzir um desenho que os representassem.

A atividade foi de extrema importância, pois os reeducandos se empenharam em expressar seus sentimentos e emoções, afirmando que o processo foi bastante proveitoso e prazeroso de se realizar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais