Reeducandos recebem palestra sobre qualidade de vida no Ipat e UPP

 Atividades, palestras, orientação de saúde bucal foram realizadas para 135 reeducandos das duas unidades por profissionais de enfermagem, fisioterapia e odontologia

O Dia Nacional da Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida foi celebrado com uma programação promovida pela Secretaria de Administração Penitenciária e a empresa cogestora RH Multi nas unidades prisionais do Puraquequera e Instituto Antônio Trindade.

Comemorado no dia 6 de abril, a data teve uma semana de atividades de conscientização para que a população carcerária possa adquirir uma rotina que melhore a qualidade de vida. Ações para uma vida saudável om a inclusão de exercícios físicos no dia a dia, foi um dos itens abordados pelos profissionais da RH Multi.

Nos dias 12, 14 e 15 últimos foram realizadas uma série de palestras sobre o combate à tuberculose nos pavilhões da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) com o tema: A Saúde do corpo começa pela Educação da Mente?

O objetivo foi promover o bem-estar da população carcerária, apoiando na missão de esclarecer e incentivar os reeducandos no melhor cuidado à saúde. A ação ocorreu na Unidade UPP, com 135 reeducandos, divididos entre os internos trabalhadores, a galeria 01 e 02 e galeria 09 e 10.

A abertura foi realizada pela enfermeira Graciane Fábio. Ela falou sobre a importância de se evitar o sedentarismo dentro das unidades prisionais, ressaltando que ter uma vida mais ativa podem evitar inúmeras doenças, como: obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, depressão, e até câncer de intestino, além de diversos benefícios como mais disposição e energia.

Graciane destacou que a qualidade de vida também está relacionada a saúde mental, como evitar estresses, raiva, rancor e pensamentos tristes, obtendo sempre uma educação da mente com hábitos saudáveis, desenvolvendo assim internos mais reflexivos em suas ações e reações, alterando desde pequenas atitudes até posturas instintivamente mais enraizadas.

Saúde bucal

O setor da odontologia também participou da ação, enfatizando que o cuidado da saúde do sorriso envolve muitos outros fatores. “A saúde bucal em dia torna as pessoas muito mais felizes, otimistas e de bem com a vida. Isso, certamente, reflete em todo o corpo e em relações no dia a dia, explicou o cirurgião dentista Luiz Fernando Chaves.

Ele e auxiliar de Saúde Bucal, Mariane Lima, fizeram avaliações dos internos mais graves para realização de atendimento odontológico, com o apoio do terapeuta ocupacional Cristiano Rodrigo Siqueira, que também participou da ação, destacando o quanto é importante os reeducandos praticarem algum tipo de atividade física por pelo menos 30 minutos.

Siqueira realizou uma ginástica laboral Terapeuta Ocupacional realizando alongamentos, pula corda, corrida em equipe e outros exercícios físicos. O objetivo real foi mostrar que a atividade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais