RH Multi desenvolve Projeto “Conexão Familiar”, que aproxima a saúde mental dos familiares de internos

A iniciativa promove o bem-estar tanto dos familiares quanto dos reeducandos

Cuidar da saúde mental é essencial para se construir uma sociedade saudável e limpa, por esta necessidade, a RH Multi desenvolveu o Projeto “Conexão Familiar”, que pretende que as equipes de atendimento psicossocial das unidades prisionais realizem uma aproximação com familiares e internos que apresentam a necessidade, para efetivar o objetivo de ressocialização e, consequentemente, mitigar os índices de reincidência criminal, usando a ferramenta de comunicação virtual.

A opção por uso de ligações virtuais visa otimizar as abordagens, posto que a visita domiciliar incide em fatores que possam ser empecilhos para dar continuidade ao projeto, no futuro, bem como, se mostrou na atualidade uma ferramenta célere e segura, tanto no sentido de atender a legislação pertinente à segurança de dados, quanto no sentido de proteger os profissionais em locais de difícil acesso.

O intuito é estimular pensamentos de reconhecimento por parte da população carcerária sobre os esforços empenhados de suas famílias, assim como possibilitar um ambiente menos tenso e relações menos conflituosas, entre presos e servidores, e gerar mudança cultural e comportamental dos internos no interior do cárcere, colaborando com o trabalho dos monitores de ressocialização nas movimentações dos mesmos, aos setores técnicos, educacional e banho de sol.

Através dos atendimentos diários ou exporádicos (triagens, acompanhamentos, videos chamadas, atendimento de orientação e apoio, cadastro de familiares, aviso de óbito, atividades de ressocialização, eventos, ações, visitas sociais e outras atividades no contexto prisional) dos reeducandos ou familiares, pretende-se relacionar as demandas espontâneas, com indicativo para atendimento de acompanhamento virtual.

Os acompanhamentos serão realizados em conjuntos por ambos, social e psicologia e estarão condicionadas às demandas de cada situação familiar, podendo serem inseridos posteriormente outros profissionais, tanto da área técnica quanto operacional, conforme necessidade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais