RH Multi encerra Oficina de Vasos de Cimento para internos da UPP e IPAT

A empresa RH Multi encerrou, na sexta-feira (3), Oficina de Produção de Vasos voltada para internos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e do Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), onde faz a cogestão com a Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap).

A especialização, integra o projeto Mãos Livres criado pela empresa com o objetivo de fortalecer o processo de ressocialização do reeducando por meio da produção artística artesanal.

Quarenta detentos das duas unidades – 20 de cada – participaram da oficina, que começou simultaneamente em 22 de novembro. Ao todo, a capacitação de carga horária de 60 horas, teve duração de dez dias.

Atualmente a UPP e o IPAT possuem um acervo com 10 peças produzidas pela mão de obra carcerária, cada. A última etapa da oficina consiste na pintura das peças. Após os objetos passarem por esse processo, os itens serão distribuídos entre os espaços das unidades penais.

O projeto Mãos Livres busca ajudar no processo de ressocialização da população carcerária e, consequentemente, na sua reinserção na família e na sociedade através das capacitações profissionais, em especial na área artesanal.

Projeto Mãos Livres

Todo mês, uma nova oficina de artesanato é ofertada para o público carcerário por meio do projeto. Uma de suas principais metas é propiciar ao apenado um conjunto de trabalhos manuais de natureza terapêutica, com viés de inserção econômica. Algumas das oficinas, já ministradas, foram de produção de artigos natalinos, luminárias de barbantes e de PVC, cestaria em vime, trançado em fitas, entre outras.

Remição de pena

Os participantes da oficina poderão reduzir um dia de sua pena a cada 12 horas de estudos, conforme prevê a Lei de Execução Penal (LEP).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais