RH Multi promove semana de avaliação para remição de pena pela Leitura para 760 internos da UPP e IPAT

“Participar do projeto de remição pela leitura é uma oportunidade única, pois eu já gosto de ler no meu dia a dia, e ler para adquirir conhecimento e diminuir os dias em minha pena para mim é maravilhoso”. A declaração é de um dos internos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), que participa da semana de avaliação para a remição de pena pela leitura promovida pela empresa RH Multi, cogestora da unidade prisional e do Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), junto com a Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap).

Além dele, outros 759 reeducandos participam do projeto Remição pela Leitura. De acordo com a Coordenação Pedagógica da RH Multi, após 20 dias de leitura os internos passarão por uma avaliação escrita – 10 questões sobre a obra para os participantes do ensino fundamental e uma redação para os do ensino médio. A média para ter o direito da remição é 6.0 e ter direito a até 48 dias por ano de redução da pena.

Projeto

Atualmente, 500 reeducandos do IPAT e 260 da UPP participam do projeto – que tem como proposta tornar mais brando o processo penal, assegurando o direito ao conhecimento, à educação e à cultura. Além de buscar a potencialização dos valores humanos dos custodiados.

Caso sejam aprovados nas avaliações, os participantes terão a remição, de quatro dias de pena por cada obra lida, tendo limite de 12 obras por ano. Desta forma, por ano, o custodiado pode chegar a remir até 48 dias da pena.

A atividade é também uma forma de crescimento intelectual, e gera a diminuição do sentimento de exclusão da sociedade, evitando também a ociosidade no ambiente penitenciário.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais