Colaboradores da RH Multi, empresa cogestora das unidades prisionais do Puraquequara e Instituto Penal Antonio Trindade (Ipat) junto com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), participaram esta semana do Curso e Introdução ao Mundo dos VANT’S, para a habilitação do uso de drones profissionais na vigilância das unidades.
Dezesseis colaboradores da RH Multi e Seap tiveram quatro horas de aulas – teórica (2h) e duas prática (2h), para conhecer o equipamento e pilotar os drones no controle da segurança.
Durante o curso, todos receberam informações teóricas sobre o surgimento dos drones, modelos, características, legislação e o manuseio de aplicativos, além de orientações sobre o check-list dos equipamentos.
O conteúdo programático do curso também teve aulas práticas sobre controle de modos e funções de voos, uso correto da bateria e outras funções do equipamento realizadas na área da unidade pelos colaboradores e orientadores da MJR Drones, responsável pelos instrutores do curso.
Segundo a Seap, os equipamentos vão auxiliar no monitoramento das muralhas das unidades, cercas, alambrados, telhados e toda área da mata em volta das unidades
Os drones tem câmeras térmicas acopladas ajudando com a vigilância noturna de forma efetiva e preventiva.
As imagens são captadas, centralizado a câmera em um determinado alvo, detecta e diferencia as imagens por campos de calor, capaz de reconhecer se determinado objeto ou pessoas, em movimento ou paradas.