A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou novos cursos profissionalizantes para os internos do sistema prisional do Amazonas. As capacitações estão sendo promovidas em parcerias com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a RH Multi, além de outras empresas.
A estimativa é de que internos, distribuídos entre as unidades penitenciárias da capital e uma do interior, passem pelos cursos.
Nesta semana, no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), o curso de “Instalação e Manutenção de Condicionador de Ar” tem a participação de 15 reeducandos, já na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), cerca de 16 internos participam da capacitação de “Instalação Hidráulica”.
“A oferta desses cursos parte do compromisso do governo do Estado, da Seap e dos nossos parceiros, em trazer para os encarcerados mais oportunidades”, diz o secretário da Seap, Marcosl Vinícius Almeida.
Ainda segundo ele, “além do reeducando aprender uma nova capacitação que pode, futuramente, lhe gerar uma renda lá fora, ele também ganha o benefício da remição de pena pelo estudo e trabalho”.