“Quem vê apenas de fora não imagina a quantidade de atividades que acontecem dentro de uma unidade prisional. Todos os dias nossos internos se ocupam com diversos trabalhos de conservação, ajustes estruturais, pintura, alvenaria e tantos outros”, afirmou o secretário de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap), Marcos Vinícius Almeida, numa referência as obras realizadas na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), em Manaus.
Atualmente, doze reeducandos trabalham na reforma e na ampliação interna da UPP. Desde dezembro de 2020, eles fazem obras na Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada dentro do estabelecimento prisional, além de manutenção nas instalações da cozinha, banheiros e vestiários, salas administrativas, pinturas de corredores e grades.
As obras realizadas são coordenadas em parceria entre a Seap e a empresa cogestora da UPP, RH Multi. “A sociedade pode ter certeza que trabalhamos forte para que esses homens e mulheres voltem para convívio social mudados, com uma profissaão, qualificados e prontos para seguir em frente”, escreveu o secretário em seu Instagram.
Os reeducandos do “Trabalhando a Liberdade” recebem o benefício da diminuição da pena, sendo menos um dia a cumprir por cada três dias de trabalho realizado, ?de acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), nº 7.210, – Remição pelo Trabalho.