As atividades são essenciais para dar continuidade na rotina dos internos
A Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), realizou com 94 reeducandos que prestam serviços, o Projeto “Ginástica Laboral”, onde foram pré-selecionados para participarem da atividade. Além de ginástica laboral, também é feita a aeróbica, ambas dentro da galeria, tendo a duração de 10 à 15 minutos, podendo ser realizada três vezes na semana ou até mesmo diariamente.
O objetivo das atividades é melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, assim como as relações sociais saudáveis colaborando no desenvolvimento locomotor dos mesmos, pois os exercícios trabalham o fortalecimento do sistema osteomuscular e ainda proporcionam benefícios fisiológicos, relacionados ao sistema cardíaco e respiratório.
Quando realizado o alongamento os músculos são lubrificados com o líquido sinovial, evitando doenças ocupacionais e através dos exercícios aeróbicos, é proporcionado uma melhor circulação cardiovascular no qual o indivíduo fica muito mais disposto para realizar as rotinas de trabalhos prevenindo de doenças ocupacionais. O objetivo foi alcançado, pois até o momento não ouve problemas de doenças ocupacionais ocasionado por fatores de trabalho, Lesão por esforço repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT).